A aprendizagem baseada em projetos como metodologia para o ensino do ciclo do nitrogênio

Resumo

DOI

R E S U M O

O objetivo deste trabalho é fomentar a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de Ecologia. A partir do levantamento bibliográfico sobre a aquicultura, educação técnica e métodos ativos de aprendizagem, foi proposto um projeto para o ensino do ciclo do nitrogênio através de um projeto de aquaponia em pequena escala, para alunos do nível médio. Neste artigo é descrito o cenário da aquicultura e sua consequência ambiental, a poluição das águas pelo despejo de excesso de compostos nitrogenados, e uma das soluções ecológicas, a aquaponia. Como guia para professores, pedagogos e gestores escolares, trazemos quais resultados esperam-se alcançar ao final do projeto, o passo a passo para a montagem do sistema aquapônico e seu custo de implantação.

Palavras-Chaves: Aprendizagem alternativa, Ecologia, Ensino médio rural, Métodos ativos de aprendizagem, Sistema sustentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.