Reflexões sobre o conceito de Racismo ambiental através da disciplina eletiva de Educação Ambiental no ensino básico: um caso em uma escola de Recife
O presente artigo é uma análise crítica através da teoria e prática da percepção dos estudantes em relação ao conceito de racismo ambiental. Desta forma, o método utilizado para realização desta pesquisa, foram os quantitativos e os qualitativos para fundamentar a base teórica da pesquisa. O processo metodológico realizados foram realizados através da eletiva de Educação Ambiental, ministrada para os estudantes do 2º ano do ensino médio. Para realização do trabalho, foram realizados nas seguintes etapas: Apresentação do tema aos estudantes, em formato de aula expositora, segunda etapa – Uma discussão através de uma roda de conversas com os estudantes, optando suas opiniões e informações sobre a temática abordada. A terceira etapa – Foi uma avaliação descritiva do que os estudantes compreenderam sobre o racismo ambiental e possíveis soluções para reduzir os impactos em uma realidade vivenciada por muitos estudantes do ensino. Portanto, foi possível identificar a relevância deste tema para compreender e relacionar com a realidade do alunato e realizar uma análise crítica das relações sociais decorrente a cor da pele, a desigualdade social e a moradia. Portanto, esse trabalho é fundamental para concepção dos estudantes sobre o racismo ambiental, pois atribui ao meio inserido e a realidade vivenciada.