Empreendedorismo e inovação no Brasil: Biocombustíveis uma estratégia para o desenvolvimento
O empreendedorismo e a inovação, principalmente em tempos de crise política e na saúde, é a principal tendência que mantêm o crescimento das economias em todos os países. Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, criação de novos produtos, e até mesmo a criação de novos mercados, tornam-se imprescindíveis para manter ou mesmo acelerar o ritmo de crescimento dessas economias.
O Brasil é um país que possui uma das maiores matrizes energéticas renováveis do mundo, com 42,8% de sua produção vinda de fonte renováveis, como etanol, biomassa e recursos hídricos e entre outras, segundo Relatório do Ministério de Minas e Energia (2017).
Este trabalho teve como objetivo tratar sobre o empreendedorismo e inovação produtiva como estratégias para o desenvolvimento, pois apesar do Brasil ser um país emergente, apresenta condições indispensáveis e necessárias para se tornar um líder na produção de energia renovável e diminuir consequentemente a dependência de combustíveis fósseis. Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2014 a 2020 nas plataformas Scielo e no Portal de Periódicos da Capes, onde a primeira busca resultou em mais de 70 artigos. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento na literatura sobre os principais métodos inovadores para a produção de energia limpa, ou seja, a produção de biocombustíveis, sendo esses menos agressivos ao meio ambiente, buscando destacar as tendências atuais. Existem vários caminhos para se alcançar a inovação, e o principal deles é por intermédio da Educação e estudos científicos.
Palavras-Chaves: Inovação, Empreendedorismo, Biocombustível.