Sustentabilidade Ambiental: o olhar perceptivo dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

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Estudar a temática da percepção ambiental e as práticas de sustentabilidade ambiental é essencial para fundamentar e propor ações que visem sensibilizar a sociedade acerca da importância da correta utilização dos recursos naturais e da conservação do meio ambiente. A percepção de cada indivíduo está imbicada por questões como: cultura, escolaridade, comunicação, questões socioeconômicas. Esta pesquisa teve como propósito fazer um diagnóstico da percepção dos servidores do IFS – técnicos administrativos em educação (TAEs) e professores – acerca das questões de sustentabilidade ambiental. Conhecer o perfil dessa comunidade no que tange à sua conexão com o meio ambiente é fundamental para direcionar ações de educação e conscientização a respeito da sustentabilidade ambiental. Este estudo está alicerçado com pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: “educação ambiental”, “sustentabilidade ambiental”, “percepção ambiental” e “comunicação organizacional”. A pesquisa foi de caráter descritivo e exploratório, com abordagem predominantemente qualitativa. A coleta dos dados foi feita por meio de questionário semiestruturado aplicado aos servidores através de formulário on-line elaborado na plataforma Google. A análise de dados foi feita com uso da metodologia de Bardin, que trabalha a análise de conteúdo. A investigação apontou para uma percepção ambiental negativa do público pesquisado no que se refere aos contextos global, nacional, regional e institucional. Isso evidencia a necessidade de incrementar as ações interdisciplinares de educação ambiental