A ciência enquanto instrumento de aproximação ao conhecimento agroecológico em Serrinha – Bahia

Por Duílio Santos, Giovane Carneiro, Josenilda Anunciação, Lorena Jesus, Maíra Pinheiro, Maria Auxiliadora Santos, Heron Souza

Resumo

R E S U M O

O referido projeto busca estimular discentes do 9º ano do ensino fundamental em ações com atividades pautadas no estímulo à pesquisa ao ensino de Ciências no município de Serrinha-BA, Território do Sisal utilizando enfoque agroecológico.  A metodologia utilizada foi baseada na pesquisa ação, compreendendo o seguinte percurso: mobilização dos sujeitos; diagnóstico buscando evidenciar vivências, experiências, conhecimentos e trajetória dos estudantes na alfabetização científica; execução das oficinas; avaliação processual e final. Assim, estamos desenvolvendo ações que visam construir e difundir práticas para uma educação científica criativa e contextualizada, numa perspectiva que também envolva, integre e estimule professores e comunidade local em torno da popularização da Ciência como um fazer reflexivo, dialógico e educativo, tendo como subsídio a multidimensionalidade abordada na agroecologia.

Palavras-Chaves: Ensino; Investigação; Alfabetização Científica.

Science as an instrument of approximation to agroecological knowledge in Serrinha (Brazil)

A B S T R A C T

This project seeks to stimulate students of the 9th grade of elementary education in actions with activities based on the stimulus to research to the teaching of sciences in the municipality of Serrinha-BA, territory of sisal. The methodology to be used will be based on the action research, comprising the following course: mobilization of the subjects; Diagnosis seeking to evidence experiences, experience, knowledge and trajectory of students in scientific literacy; Execution of workshops; Procedural and final evaluation. Thus, it is hoped that this project will build and disseminate practices for a creative and contextualized scientific education, in a perspective that also involves, integrates and encourages teachers and local communities around the popularization of science as a Reflective, dialogical and educational.

Leave a Reply

Your email address will not be published.