A preocupação aparente dos educandos do 8° ano do ensino fundamenta na cidade de Tamandaré

R E S U M O

O presente trabalho relata uma ação pedagógica realizada numa turma de ensino fundamental II, anos finais. Mais precisamente, uma turma de 8º ano. O enfoque dessa ação foi realizar uma atividade de educação ambiental e propor aos estudantes pensar em soluções que viabiliza a preservação e cuidado com o meio ambiente. Mediante a isto foi através do método de Bardin (2011), que analisei o conteúdo levantando como resoluções aos problemas ambientais. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, baseando-se em Godoy (1995). Também fazem parte do embasamento científico deste artigo, a lei nº 12.305/10, sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN’S, os documentos referentes à Agenda 21 e a Lei de Diretrizes e bases da Educação, a LDB. Tais documentos serviram para elucidar a importância do trabalho pedagógico com os estudantes na comunidade escolar e como desenvolver propostas que visem solidificar a consciência ambiental de cada um.

Palavras-Chaves: Educação Ambiental, Sustentabilidade, Meio Ambiente, Práticas, Conscientização.

Perception about the environment of 8th grade students in the city of Tamandaré (Brazil)

A B S T R A C TThis work reports on a pedagogical action carried out in an elementary school class II, final years. More precisely, an 8th-grade class. The focus of this action was to carry out an environmental education activity and to propose to the students to think about solutions that enable the preservation and care of the environment. Through this it was through the Bardin method (2011), that I analyzed the content raising as solutions to environmental problems. The research was characterized as qualitative, based on Godoy (1995). Also, part of the scientific basis of this article, the law no. 12,305/10, on the National Policy on Solid Waste, the National Curricular Parameters, PCN’s, the documents relating to Agenda 21 and the Law of Guidelines and Bases of Education, the LDB. These documents served to clarify the importance of pedagogical work with students in the school community and how to develop proposals that aim to solidify the environmental awareness of each one.

Keywords: Environmental Education, Sustainability, Environment, Practices, Awareness

Leave a Reply

Your email address will not be published.