Uma proposta pedagógica sobre Educação Ambiental e currículo para as escolas da Amazônia

Resumo

R E S U M O

Hodiernamente verifica-se a existência de ações escolares que restringirem práticas de Educação Ambiental (EA) de forma a tornarem-se desarticuladas das outras disciplinas do currículo escolar. Este cenário é um contraponto ao que se recomenda nos programas pedagógicos atuais, ou seja, ao processo de integração, cada vez maior, como forte elemento interdisciplinar. Nestas expectativas surge esta pesquisa com a proposta de redirecionar, ampliar e aprofundar o estudo e o conceito de meio ambiente no currículo escolar de forma multidisciplinar e permanente. Com isto considera-se como hipótese da pesquisa a viabilidade da implementação de projetos temáticos ou eventos articulados com os eixos transversais de conhecimentos nos respectivos currículos escolares. Nesse sentido tem-se como problema de pesquisa o questionamento de como as questões relacionadas ao meio ambiente estão inseridas nos currículos escolares? O objetivo geral é analisar possibilidades do processo de inserção da dimensão da EA nos currículos das escolas na Amazônia; e, os objetivos específicos são: a) desenhar um Programa Pedagógico sobre EA; b) propor currículo que contemple a EA para as Escolas da Amazônia; c) propor a implementação da EA como eixo transversal de conhecimentos nos respectivos currículos escolares de forma permanente. Para consolidar estes objetivos adota-se uma metodologia lastreada em revisão de literatura, de cunho documental, histórico, qualitativo e descritivo. Como resultado registra-se um conjunto de recomendação (legais e estratégicas) de forma multidisciplinar, transversal e permanente. Por fim, como legado registra-se também a proposta de Programa Pedagógico sobre EA e Currículo para as Escolas da Amazônia.

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